O trabalho é uma atividade importante para a manutenção da autoestima e da saúde mental dos indivíduos, mas também pode ser uma fonte de ansiedade e outros distúrbios psicológicos.
Cobranças excessivas, desorganização no ambiente empresarial, falta de benefícios e medo da demissão estão entre os principais fatores que podem contribuir para a deterioração da saúde mental dos funcionários.
Apesar de sua importância, esse ainda é um tema visto como tabu por muitas pessoas. Pensando em desestigmatizar o tópico, preparamos um artigo falando sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e o movimento Janeiro Branco.
Saúde mental no trabalho: por que é importante discutir sobre o tema
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com algum distúrbio relacionado à ansiedade. Esse número coloca o Brasil no topo das nações mais ansiosas do mundo.
O estresse também é um fator importante nessa equação. Segundo levantamento realizado pela Vittude, uma plataforma digital voltada para o cuidado com a saúde mental, 37% das pessoas passam por problemas com estresse severo; 59% sofrem com a depressão e 63% têm sintomas de ansiedade.
Quando se fala em números, pode até ser que o peso dessas estatísticas seja diminuído. Mas vale a pena lembrar sempre que todas essas pessoas têm familiares, amigos e, na maioria dos casos, empregos.
Dessa maneira, a discussão sobre saúde mental precisa, sim, ultrapassar os muros corporativos e integrar as conversas que acontecem dentro das empresas.
Qual o impacto da saúde mental na qualidade do trabalho?
Pesquisas apontam que 49% dos trabalhadores brasileiros já tiveram crises de ansiedade decorrentes do trabalho. Além disso, 44% informam que já passaram pelo burnout – síndrome que designa o esgotamento mental e físico relacionado ao desempenho de funções profissionais.
Ao contrário de condições físicas, problemas na saúde mental nem sempre são visíveis. Cabe às empresas, portanto, criarem ferramentas para que funcionários possam lidar melhor com problemas como esses, a fim de que suas equipes estejam mais saudáveis e satisfeitas com seus trabalhos.
Diferenciando desmotivação e depressão
Sinais de depressão podem ser sutis para um olhar desatento. A doença pode se manifestar em diferentes graus de intensidade, e seus sintomas podem ser confundidos com outras questões psicológicas.
Uma mera desmotivação pode estar ligada a fatores externos, tais como um local inadequado de trabalho, demandas abusivas, falta de uma política de benefícios empresarial, e mais.
Uma desmotivação pode gerar estresse e tristeza, mas a depressão é mais do que isso. Uma pessoa deprimida pode ter mudanças bruscas de humor, dificuldade de se concentrar, sentimentos de culpa, alterações no apetite, crises de choro, dentre outros sintomas.
Por que implementar um programa de saúde mental na empresa?
Ajudar funcionários a cuidarem de seu psicológico melhora o clima organizacional da empresa e pode otimizar a integração entre equipes. Além disso, ao se sentirem mais satisfeitos com seu trabalho, os trabalhadores desempenham suas funções de maneira mais engajada.
Ao contrário do que se pode pensar, terapia não é a única maneira de ajudar colaboradores a passarem por momentos difíceis com sua saúde mental.
Dentre os cuidados que empresas devem ter para ajudar seus funcionários a prosperarem em seu trabalho e vidas pessoais, podemos destacar:
- Capacitação de lideranças;
- Incentivo à prática de exercícios;
- Acesso a serviços de saúde mental, como psicólogos;
- Eventos para debate do tema;
- Incentivo à alimentação saudável.
O que é Janeiro Branco?
O Janeiro Branco é uma campanha nacional, criada em 2014, que busca trazer à pauta discussões relacionadas à saúde mental, contribuindo para a desestigmatização do tema e propondo soluções para a construção de uma cultura mais humanizada.
Ela é realizada em janeiro porque este é o mês no qual as pessoas estão mais focadas em refletir sobre suas vidas e metas pessoais. Dessa maneira, a campanha procura inspirar a mudança para melhor por meio de uma reflexão sob a ótica da saúde mental.
Fonte: Flash Benefícios.