Entenda por que gestores e a liderança mais sênior devem se engajar já no início do processo.
A liderança é fundamental, ao longo de toda a história humana, para os movimentos de agregar pessoas ou grupos, fazer convergir interesses e desejos, mobilizar para transformar intenções e planos em intenções e planos em resultados concretos.
Já para a cultura utilizamos a definição simples e direta de Darryl Corner: “cultura é o jeito que fazemos as coisas aqui”. Portanto, cultura é o conjunto de crenças, regras, atitudes e ações que definem e caracterizam o comportamento de um grupo ou de uma organização. É aquilo que é vivido e expresso nos relacionamentos, nas rotinas, na construção diária dos compromissos e resultado. Por esse motivo, a definição de Max Weber sobre o que é ética (conjunto de valores) é tão precisa e valiosa para refletir a cultura de qualquer organização: “ética não é o que se diz, mas o que se faz.
A cultura de uma organização é fundamental pois é a “amálgama” de um grupo e sua própria identidade. Fundamenta e define-se pelos laços, pelas motivações de convergir da individualidade para o coletivo.
Link: https://vocerh.abril.com.br/coluna/joao-roncati/o-rh-e-responsavel-pela-mudanca-de-cultura-de-uma-organizacao/?utm_campaign=later-linkinbio-revistavocerh&utm_content=later-40388143&utm_medium=social&utm_source=linkin.bio
REVISTA: VOCE RH