A área de pessoas de qualquer organização tem a nobre missão de potencializar os resultados de cada colaborador que integra aquele grupo. É um verdadeiro desafio, mas que, quando realizado com sucesso, é capaz de construir e manter um ambiente de trabalho profícuo, agradável e desejável.
Nessa perspectiva, é fundamental que a área de pessoas trabalhe com alinhamento estratégico. Vale dizer que é preciso coordenar a ação das diferentes áreas da organização rumo a um fim bem definido. Nesse contexto, a realização de pesquisas internas para mensurar os mais diversos atributos é essencial. Junto a isso, podem ser realizados eventos para promover a qualidade de vida e tratar de temas de interesse dos próprios colaboradores, assim como promover treinamentos técnicos e/ou comportamentais.
A comunicação também é primordial nesse sentido. A área de pessoas pode contribuir muito ao melhorar o fluxo de informações na empresa, criando e estimulando canais efetivos e práticas que façam sentido para as pessoas daquela organização específica. Soma-se a isso a criação de espaços para feedback, um instrumento valiosíssimo para engajar e estimular o desenvolvimento das pessoas.
As insatisfações são pontos de atenção que requerem monitoramento constante, e a área de pessoas pode fazer um excelente trabalho ao acompanhá-las e remediá-las sempre que possível. Com isso, atua-se na construção de um espaço de trabalho salubre e seguro, além de desejável.
Outro ponto convergente com esse tema é a motivação das equipes, uma tarefa sempre mais desafiadora. Cada vez mais, é fundamental pensar e realizar ações que incentivem as pessoas a buscar resultados superiores no trabalho, geralmente recorrendo a métodos sempre mais individualizados, uma vez que nem todos correspondem de maneira homogênea a determinados estímulos.
Com essas ações, a área de gestão de pessoas pode fazer uma contribuição significativa para aprimorar de modo geral o ambiente de trabalho. É claro que existem particularidades entre as organizações que devem ser levadas em consideração. De toda forma, pautar todas as práticas na perspectiva de um olhar humanizado representa um grande diferencial que pode impulsionar o desempenho de diferentes empresas.
Fonte: [RH pra Você]