O mercado de trabalho vem passando por uma acelerada transformação, principalmente quando voltamos 10 anos na história. Os modelos de relação e as formas de trabalhar se expandiram e saíram do tradicional escritório ou lugar físico para alternativas como o home office, os aplicativos e as possibilidades de horários flexíveis ou semanas curtas.
Esta revolução acompanha o avanço da tecnologia e o amadurecimento de discussões sobre a Inteligência Artificial. Praticamente todas as profissões estão passando por adaptações para atender às necessidades desta nova era. E o RH não passou imune às mudanças.
O papel primário desse profissional de atrair, reter, desligar, acolher e desenvolver pessoas ainda existe, no entanto, ocupa apenas uma primeira camada das necessidades do ambiente corporativo. O RH hoje é um braço estratégico em qualquer reunião de negócios e divide a mesa de discussão com os outros setores tão importantes quanto. O reflexo disso é, inevitavelmente, um profissional com necessidades de conhecimento mais complexas, níveis de decisões mais presentes, relacionamentos mais estratégicos e tudo isso junto em uma rotina de trabalho pode levar estas pessoas ao esgotamento físico e mental.
Para termos uma dimensão do desgaste mental, 90% se sentem sobrecarregados e seis a cada dez trabalhadores de RH em todos os níveis hierárquicos disseram já ter tido algum problema relacionado à saúde mental, segundo estudo da Flash People. A pergunta que hoje os profissionais da área se fazem é: cuidamos de pessoas, mas quem cuida do RH?
Com a ampliação de contexto que posiciona o RH a também a entender de negócios e estratégias, tem colocado este profissional a um nível de exaustão tão alto quanto o de colaboradores de outros setores ou altas lideranças. Além do leque de benefícios tradicionais e ambientes que levam em consideração o escopo do cuidado de saúde mental, como salas de descanso, horários flexíveis, já temos empresas adotando o RH do RH para ajudar estes profissionais.
São Business Partners de RH. Um time de RH especialmente dedicado a cuidar dos profissionais desta área em todos os contextos organizacionais como carreira, sucessão, desenvolvimento e saúde. Um olhar exclusivo de RH para o RH.
A nova intensidade de trabalho do RH representa importante conquista do departamento nas empresas, que entendem e incluem como um setor estratégico e fundamental para tomadas de decisões seguras.
Nesta transição de um RH tradicional para o RH estratégico é fundamental que tenham um foco de atenção aos profissionais da área para que haja equilíbrio e um ambiente saudável e de capacitação dentro de uma nova realidade de mercado, cuja complexidade e demandas por inovação já são um caminho sem volta.
Fonte: RH pra você