Você entende a importância de uma matriz de competências? Uma empresa não consegue fazer sucesso se os seus colaboradores não fizerem parte disso, não é mesmo? Afinal de contas, as habilidades e competências de quem faz parte do quadro de funcionário são importantes para que os objetivos sejam alcançados.
Porém, você sabe fazer uma avaliação das competências dos funcionários por departamento? É isso que o texto irá mostrar e falar um pouco mais sobre a matriz de competências, ferramenta que tem ajudado neste desafio.
O que é uma matriz de competências?
A primeira coisa que o profissional de RH (Recursos Humanos) precisa saber são as competências e habilidades necessárias para cada cargo e departamento dentro da empresa.
Assim, será mais fácil fazer a estruturação, por exemplo, no momento de um processo seletivo, tornando este momento mais eficiente e ainda gerindo talentos da empresa.
Competência nada mais é que o conhecimento, habilidade e capacidade do colaborador em fazer determinadas tarefas. São estas respostas que vão mostrar se o profissional está apto para executar o trabalho. Existem dois tipos de competências: técnicas e comportamentais.
A técnica está mais ligada a hard skills, que estão mais focadas na competência em pontos específicos de um programa, por exemplo. Já a comportamental ou soft skills estão relacionados a atitude da pessoa.
Matriz de competência na prática
Quando a equipe de Recursos Humanos abre uma vaga será necessário fazer a avaliação de diversos detalhes como: conhecimento, habilidade e característica para entender se o candidato pode ser a pessoa contratada para aquela vaga.
Resumindo, o profissional do RH trabalhará ao lado do gestor da área, para fazer uma lista com as competências necessárias para o “novo” funcionário.
Assim, o recrutamento acontecerá de forma mais correta. Por exemplo, se você deseja que um profissional tenha habilidade de liderança assertiva, precisa procurar alguém especializado para isso.
Ter a clareza das competências fundamentais dos colaboradores é o passo principal quando fazemos uma gestão de pessoas de qualidade.
Por isso, o departamento de RH que implementa o mapeamento das competências no seu dia a dia pode ter mais acertos em processos seletivos de funcionários.
Conheça algumas vantagens de investir na matriz de competências:
1. Ajeita o relacionamento entre capacidades e cargos da empresa
O primeiro ponto importante quando o RH está alinhado e praticando a matriz de competências, principalmente, com o intuito de melhorar a experiência dos colaboradores na empresa, é manter a identificação de habilidades necessárias para o cargo.
É através dela que você conseguirá dimensionar quem são os colaboradores da empresa e como é a função de cada um.
2. Ajuda o processo seletivo
Um dos maiores desafios para quem trabalha no RH é o momento de abertura de processo seletivo. Uma pesquisa feita por uma plataforma de vagas chegou à conclusão de que 84 % dos profissionais deste segmento têm dificuldade em concluir uma vaga. Sendo que 62% destacaram que achar um profissional qualificado é um grande desafio.
Por isso, quando o mapeamento de habilidades comportamentais e técnicas está pronto e definido para cada cargo dentro da empresa, o profissional de RH já tem mais facilidade para fazer os testes com os candidatos e até mesmo realizar o filtro de currículo para a vaga.
Com a matriz de competências funcionando, o departamento fica mais otimizado.
3. Enriquecimento na gestão de talentos e elaboração de planos de carreira
A empresa precisa ter um plano de carreira para conseguir, até mesmo, reter os grandes talentos e diminuir a taxa de rotatividade. E mais uma vez a matriz de competências pode ser uma boa estratégia para o departamento de RH para a construção de estratégias para cada área.
Os profissionais gostam de trabalhar em empresas que têm planos para ele, principalmente, quando falamos de crescimento interno e reconhecimento do seu trabalho e esforço.
A implementação da matriz de competências na sua empresa é fácil e você deve seguir alguns passos:
• Fazer a definição de quais são as habilidades e competências que cada cargo precisa ter;
• Coletar as informações de cada função junto com a liderança e gerências dos departamentos.
As informações podem ser coletadas em um Excel, por exemplo, com as colunas separadas para cada informação relacionada à habilidade e competência do colaborador.
Fonte: [Portal RH]