Relatório publicado pela IBM em 2022, denominado Índice Global de Adoção de IA, apontou que 41% das empresas brasileiras já utilizavam Inteligência Artificial em algum nível dentro de seus processos no período. Essa crescente adoção se deve às diversas funcionalidades que a IA oferece e às maneiras que ela apresenta para agilizar inúmeras atividades cotidianas.
De fato, muito tem se falado sobre as ferramentas de IA e como elas estão promovendo uma verdadeira revolução no ambiente corporativo. Apesar do receio inicial de que a tecnologia fosse tornar o trabalho robotizado, se sobrepondo ao capital humano, não é isso que vem acontecendo.
No RH, por exemplo, esse novo recurso é um aliado para automatizar desde tarefas mais simples, fazendo com que o gestor ganhe mais tempo para se dedicar a um papel estratégico, à geração de dados e cenários relevantes para a tomada de decisões, com contribuição da Inteligência Aumentada, uma abordagem que combina a Inteligência Artificial com a inteligência humana para melhorar o desempenho geral.
Inteligência Artificial Aumentada e o futuro da IA
Em vez de substituir os humanos, a Inteligência Aumentada amplia suas capacidades e torna suas atividades mais eficientes e eficazes.
A Inteligência Aumentada pode ser aplicada em diversas áreas. Ela ajuda a acelerar a tomada de decisões, melhorar a precisão das análises e prever comportamentos com base nos dados coletados.
Os gestores de RH estão usando esse recurso, por exemplo, com o objetivo de prever quais funcionários têm maior probabilidade de deixar a empresa. É o trabalho que a ferramenta da Ahgora chamada Attrition está realizando. Desenvolvida com base em Inteligência Artificial e machine learning, ela faz a análise de diversos dados relacionados aos colaboradores como filmográficos, demográficos, profissionais e comportamentais.
Como funciona a Inteligência Artificial no RH?
Por meio do uso de algoritmos inteligentes, é possível automatizar a triagem de currículos, identificar candidatos qualificados para uma posição, analisar perfis comportamentais, prever a probabilidade de sucesso em funções específicas, por exemplo. Todas as possibilidades de uso da IA são cada vez mais importantes no mundo corporativo, oferecendo vantagens como eficiência, precisão e economia de tempo.
Já com a análise de grandes volumes de dados sobre colaboradores podemos identificar padrões e tendências. Esse recurso facilita a criação de estratégias e ações efetivas para fornecer informações valiosas sobre o comportamento, desempenho e preferências dos profissionais da empresa.
A IA possibilita decisões mais rápidas e precisas dentro do RH, pois os dados relacionados aos recursos humanos são organizados e analisados de maneira inteligente. Dessa forma, diminui o risco de tomar decisões baseadas apenas em suposições ou intuições. O conhecimento sobre os colaboradores é aprofundado, mesmo que uma empresa tenha muitos funcionários. Essa compreensão individualizada de cada profissional dinamiza o desenvolvimento de planos de carreira, tornando-os personalizados. Além disso, os gestores podem identificar talentos e criar um ambiente de trabalho engajado e produtivo.
A Inteligência Artificial é uma ferramenta valiosa de trabalho, desde que bem utilizada. Para sua aplicação bem-sucedida é necessária uma abordagem ética e transparente, pois os dados dos colaboradores devem ser tratados com cuidado e privacidade. Qualquer tipo de recurso tecnológico deve ser visto como aliado para ampliar a capacidade de gestão e não para substituir o papel estratégico do ser humano.
*Por Thiago Quadros – Ahgora.*