A comunicação assertiva é muito importante em todas as áreas da nossa vida, pois se a comunicação não for clara, vai causar ruídos, onde o receptor não vai entender a mensagem que você quer passar e dependendo da situação pode causar até constrangimentos.
No mercado de trabalho por exemplo, é uma das habilidades mais requisitadas, e com toda certeza o profissional que domina as técnicas da comunicação vai sair na frente de outros candidatos se ele estiver em uma entrevista ou na frente dos colegas de trabalho na empresa atual perante projetos, reuniões e até mesmo promoções.
Um bom exemplo de que a comunicação vai definir a maioria dos seus resultados, é na entrevista de emprego, muitas pessoas acreditam que os candidatos que são aprovados passam devido as competências técnicas/comportamentais, ou seja, por ter os requisitos solicitados pela vaga. Mas eu posso te garantir que não são aprovados somente por isso.
Quando falamos no mundo corporativo ou no mercado de trabalho, não adianta o profissional ter todos os requisitos, se ele não souber mostrar para o contratante. A chave para ele passar ou não no processo é a forma que ele vai se apresentar, mostrar os resultados e provar que ele realmente tem as competências exigidas para ocupar aquele cargo, ou seja, não passa apenas quem tem as competências, mas sim aquele profissional que melhor se comunicar.
Tem muitos profissionais ótimos no mercado, com um currículo excelente e uma bagagem espetacular quando falamos na carreira, mas se ele chegar na entrevista e não souber transmitir todo o conhecimento que ele tem, não souber se comunicar de uma maneira assertiva, ele simplesmente vai declinar no processo.
Acontece bastante dentro da empresa também, quando tem uma vaga na empresa e a contratação é interna e uma das habilidades principais exigidas for a comunicação, pode ter a certeza de que quem vai ser promovido vai ser aquele profissional que melhor se destacou em reuniões, projetos ou até mesmo no dia a dia, se comunicando de forma assertiva com os colegas de trabalho.
A comunicação é a chave para qualquer área e qualquer situação, a comunicação não assertiva pode acabar postergando aquele sonho que você tem de ser promovido, de conseguir aquela vaga ou até mesmo prejudicar relacionamentos, seja amoroso, ou não.
O que é ter uma Comunicação Assertiva?
A comunicação assertiva é a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de forma que as outras pessoas entendam com facilidade.
Lembrando que ter uma comunicação assertiva não significa estar certo ou errado, mas sim, apenas que você está transmitindo a mensagem que você gostaria de passar para a outra pessoa, de uma maneira que o outro vai entender e decidir se aquela mensagem faz ou não faz sentido, ou então, apenas responder o que foi perguntado, sem causar nenhum tipo de ruído na comunicação.
Quando falamos de ruídos na comunicação, estamos falando de conversas que foram entendidas de uma outra maneira, ou seja, a mensagem foi transmitida de uma forma que o receptor não conseguiu entender o que o emissor gostaria de transmitir realmente.
Existem alguns elementos que compõem a comunicação, entre eles estão o emissor e receptor. O emissor é sempre aquela pessoa que está transmitindo a mensagem para um indivíduo ou um grupo de pessoas, dependendo do local que ele está. Já o receptor é aquela pessoa que está recebendo a mensagem que o emissor está transmitindo ou tentando transmitir.
3 Dicas para ter uma Comunicação Assertiva
A comunicação assertiva não é tão fácil como alguns pensam, porém, é totalmente possível, basta prestar atenção em alguns detalhes e cuidar em relação ao tom da voz, pois conta bastante na hora de transmitir a mensagem, dependendo o tom a ser usado mesmo não sendo a nossa intenção, a comunicação pode se tornar agressiva para quem está escutando, e acabar se tornando um problema em vez da solução.
1. Escute antes de falar
Nós falamos muito da comunicação, porém esquecemos que para ter uma comunicação assertiva, temos que aprender a ser bons ouvintes. É normal do ser humano se preocupar em falar e não se atentar em escutar o que o outro está tentando transmitir.
Em empresas por exemplo acontece muito na hora do gestor distribuir alguma atividade para o colaborador, por estar fazendo a mesma tarefa bastante tempo ele não presta atenção na mensagem e acaba fazendo algo que não era para ser feito, ocasionando problemas, atrasando a entrega da demanda ou até mesmo se prejudicando com os clientes.
Um outro exemplo bem prático é na própria entrevista de emprego, o candidato vai pensando em que responder e a maioria das vezes até decora as perguntas que poderiam ser feitas, quando o recrutador muda algo, ele nem percebe, respondendo o que não tem nada a ver com a pergunta que o recrutador fez, e lógico, se prejudicando totalmente no processo.
Por isso eu sempre falo, a primeira etapa para ter uma comunicação assertiva é saber ser um bom ouvinte, prestando atenção nos detalhes e na mensagem que o emissor quer transmitir.
2. Cuide da linguagem corporal
A linguagem corporal deve estar alinhada com a mensagem que você quer transmitir, eu tenho certeza de que você já deve ter ouvido falar que o corpo também fala, e sim, o nosso corpo fala e por isso temos que cuidar da nossa postura, mostrando confiança e interesse em estar falando com a outra pessoa, pois qualquer deslize o outro irá perceber se o que você está dizendo realmente condiz com a mensagem transmitida ou não.
3. Não tenha medo de fazer perguntas
Quando a comunicação do outro não está sendo clara, você deve questionar, fazendo perguntas a respeito e deixando claro que você não está entendendo, busque o máximo de perguntas possíveis até você alinhar a comunicação e ficarem na mesma sintonia.
O profissional que dominar as técnicas para ter uma comunicação assertiva, já vai sair na frente de muitos, pois para tudo precisamos saber se comunicar, e não basta apenas a comunicação, ela precisa ser assertiva, de forma clara e que não cause desconforto na outra pessoa que vai ouvir. Com uma boa comunicação você vai conseguir conquistar as melhores vagas, ter relacionamentos sólidos ou então alavancar o seu negócio, pois lembre-se: Ganha aquele que se comunica melhor.
Conclusão
A comunicação assertiva desempenha um papel fundamental no ambiente pessoal e profissional, sendo essencial para estabelecer relacionamentos saudáveis e produtivos. Nesta conclusão, podemos destacar a importância de uma comunicação clara, direta e respeitosa, que permite transmitir ideias de forma eficiente e evitar mal entendidos.
Ao colocar em prática as dicas para uma comunicação assertiva, como ouvir ativamente, expressar-se de forma objetiva e empática, buscar o entendimento mútuo e dar e receber feedback construtivo, os indivíduos são capazes de fortalecer suas habilidades de comunicação, desenvolver relacionamentos mais positivos e alcançar melhores resultados.
A comunicação assertiva é uma competência que pode ser aprimorada por todos, e seu impacto se reflete na melhoria da comunicação interpessoal, no fortalecimento das relações de trabalho e na promoção de um ambiente colaborativo e harmonioso. Portanto, investir na prática da comunicação assertiva é um passo importante para o sucesso pessoal e profissional, gerando benefícios tanto para o indivíduo quanto para a equipe e a organização como um todo.
Fonte: [RH Portal]