Ter uma rotina matinal é muito bom por vários motivos. Ela ajuda a desenvolver hábitos saudáveis e gerar resultados nos objetivos importantes.
Com frequência, ouvimos falar de uma ou outra rotina matinal de sucesso que geralmente é composta de hábitos pessoais, mas não escutamos muito como elas se aplicam no contexto de equipes. Mas, se um ritual matinal é bom para o sucesso individual, por que ele também não seria para o de uma equipe?
Os profissionais japoneses acreditam muito nessa ideia e desenvolveram uma rotina matinal de sucesso para equipes que buscam alta performance. Chamado de "Chorei" ou ?? (pronuncia-se "Tcho-re", sem o "i" no final), essa rotina matinal de sucesso é uma reunião que a empresa toda faz em pé no início do expediente. Ela só dura 10 minutos e é muito efetiva para alinhar a equipe em torno de um objetivo comum todas as manhãs. Assim, acabou se tornando um pilar da cultura corporativa japonesa. Preparar um Chorei é super fácil, mas é bem é diferente de uma reunião semanal da empresa.
Por que fazer o "Chorei"?
Enquanto o objetivo de uma reunião em pé geralmente é fazer atualizações sobre o andamento de projetos, remover obstáculos ou delegar as tarefas do dia, o "Chorei" requer a participação de todas pessoas da equipe por várias razões:
- Para que todos saibam quais são as prioridades da empresa
- Para compartilhar qualquer novidade importante da organização
- Para coordenar as agendas de trabalho em equipe
- Para reforçar os valores ou a visão da empresa e unir todo mundo em torno desses pilares
- Para que as pessoas ou as equipes compartilhem seus objetivos ou intenções
- Para ter motivação e produtividade no dia que está para começar
Como reproduzir a rotina matinal de sucesso do Japão?
Não há muitas regras para fazer um "Chorei" de sucesso. Assim como em qualquer rotina, a consistência é o mais importante. Pode levar algum tempo para que todas as pessoas se sintam confortáveis com o processo. Por isso, organize as reuniões com uma pauta compartilhada para dar fluidez e evitar pausas desconfortáveis. Cada equipe é cada equipe, então seu "Chorei" deve ser um processo coletivo. Pegue sugestões do seu time sobre o que as pessoas gostariam de testar nessa rotina matinal de sucesso em grupo. Mas algumas coisas são importantes de se ter em mente:
- Pontualidade
- Limite de tempo de reunião (10-15 minutos, por exemplo).
- Foco em gerar motivação para as pessoas irem para o dia!
Aqui vão algumas ideias para sair da caixa:
- Inclua alguma atividade mental breve de acordo com sua realidade (ex.: meditação guiada)
- Nomeie algumas pessoas por dia para compartilhar suas metas e os objetivos pessoais nos quais estão trabalhando. Em muitos "Chorei", isso é considerado um "treino de oratória" para colaboradores.
- Compartilhe a visão da liderança para inspirar.
- Selecione notícias e atualizações relevantes para compartilhar conhecimento.
- Compartilhe a evolução diária das metas com um gráfico.
- Cantem juntos um hino ou façam um grito de guerra!
- Como o objetivo é gerar motivação e uma cultura de equipe, você pode experimentar e explorar diferentes formas de criar esse momento especial antes da rotina.
Podemos aprender muito com outras culturas, e o "Chorei" é o exemplo perfeito de como se inspirar com o sucesso de equipes de outros países. E você, o que está esperando? Tente algo novo e diferente amanhã de manhã na reunião de animação da equipe - algo que vá além da atualização sobre os projetos. O "Chorei" pode ser o toque de energia (tirando o café) que a sua equipe precisa para iniciar o trabalho de forma produtiva todo santo dia!
Por Leah Ryder para Trello