SERVIÇOS › Plano de Cargos e Salários

Aba 1

Plano de Cargos e Salários-política de remuneração

Os antigos sistemas de remuneração enfocavam estruturas salariais baseadas apenas na importância dos cargos dentro dos organogramas das empresas e não levavam em conta a contribuição individual dos funcionários para os resultados da organização.

Hoje, a remuneração é utilizada como meio para atrair e reter profissionais.

Administrar cargos e salários pressupõe conhecer profundamente cada função do conjunto de cargos da empresa; no que diz respeito aos requisitos mínimos estabelecidos para poder atribuir, com segurança, um valor relativo que se traduza em valor absoluto justo, compatível com a estrutura de cargos da empresa, suas disponibilidades e com o mercado de trabalho concorrente.

O planejamento de cargos e salários precisa acompanhar as mudanças de mercado, a política econômica, como também participar das decisões maiores da organização quando do planejamento orçamentário anual. Precisa conhecer as metas e objetivos da empresa para melhor se adequar e se encaixar nas práticas e políticas gerais da organização.

O equilíbrio da relação capital/trabalho, ou seja, a cada cargo ou determinado conjunto de cargos compete uma remuneração justa em contrapartida aos trabalhos realizados na empresa. Por outro lado, os trabalhos assemelhados, desenvolvidos em empresas da mesma região geoeconômica precisam guardar, entre si, valores aproximados, para que seja preservada, a tranqüilidade tanto do empregado, quanto do empregador.

A principal finalidade de um plano de gestão de cargos e salários é criar instrumentos para operacionalizar e manter uma política de remuneração consistente, que garanta o equilíbrio interno e externo da empresa, a capacitação e a retenção de mão- de – obra e o aumento da produtividade através da melhoria do clima organizacional. A gestão de cargos e salários tem sido utilizada pelas organizações para suportar, de forma organizada e responsável seu crescimento.

Política de Administração de Cargos e Salários

A administração de cargos e salários será feita considerando:

  • A relatividade interna: cada cargo terá sua remuneração estabelecida conforme as responsabilidades e qualificações necessárias para o desempenho da função.
  • A situação de mercado: os salários serão estabelecidos conforme os padrões de mercado para cargos com responsabilidades semelhantes.
  • O equilíbrio orçamentário da empresa: a política salarial levará em conta o desempenho da empresa e seus resultados.

A Política de Administração de Cargos e Salários tem por objetivo reconhecer a capacitação profissional e o desempenho dos seus funcionários. O desenvolvimento técnico-profissional do funcionário e sua contribuição efetiva para os resultados da empresa serão os indicadores utilizados para esse reconhecimento.

Uma Administração de Cargos e Salários saudável produz, entre outras, as seguintes vantagens:

  • Uma estrutura de cargos enxuta – “fazer mais com menos”
  • Redução nos custos com pessoal
  • Redução de passivos trabalhistas
  • Melhor retorno dos valores despendidos com salários
  • Equilíbrio Interno e externo - competitividade
  • Movimentação através da avaliação de competência/ “meritocracia”
  • Redução de passivos trabalhistas
  • Visualização da hierarquia e planejamento de carreira
  • Minimização no número de menores aprendizes – tornando o processo mais qualificado
  • Base para implantação de outras ferramentas na área de desenvolvimento humano

Voltar para SERVIÇOS