Postado em 15 de Outubro às 14h09

As vantagens dos benefícios flexíveis na retenção de talentos

Artigos (49)
P&P Consultoria - Desenvolvimento Humano e Organizacional A qualidade dos benefícios e a possibilidade de escolher os que fazem mais sentido serão fatores preponderantes na escolha dos candidatos. A crise atual impactou a...

A qualidade dos benefícios e a possibilidade de escolher os que fazem mais sentido serão fatores preponderantes na escolha dos candidatos.

A crise atual impactou a gestão em diversas empresas, principalmente a relação entre empregador e funcionário. Segundo o especialista em benefícios, Ronn Gabay, da consultoria Bematize, a retenção de talentos será um desafio a ser enfrentado pelo RH das empresas no pós-crise, devido à flexibilização nas modalidades de trabalho.  Para ele, cada vez mais os gestores deverão adotar estratégias para manter esses profissionais em seus cargos. “A retenção de talentos vai ser um desafio para os RHs de empresas daqui para a frente. Em razão das novas formas de trabalho, inclusive a ascensão do home office, a competitividade das empresas em busca de profissionais qualificados vai aumentar. Será preciso pensar em estratégias de diferenciação no mercado e benefícios flexíveis pode ser uma alternativa”, comenta Gabay.


A gestão de benefícios flexíveis é uma prática que tem se tornado comum em algumas empresas. Deixar o poder de escolha na mão do colaborador é uma forma democrática e inovadora de oferecer benefícios em empresas e que pode se tornar tendência no pós-crise de 2020.
“Sabemos que benefício é moeda de troca entre colaborador e empresa. Deixar que ele escolha o melhor benefício de acordo com suas necessidades é como dar a ele o poder de escolha do valor de sua moeda. Os RHs que ainda resistiam quanto à gestão de benefícios flexíveis, começaram a vê-la como uma solução à retenção de talentos no pós-crise. Dessa forma, ela pode se tornar uma tendência daqui para frente, principalmente porque facilita para as novas modalidades de contratação, como o home office, por exemplo”, explica.

As vantagens do plano de benefícios flexíveis:

Alta satisfação dos funcionários
A ação estratégica dos RHs das empresas é responsável por grande parte da satisfação dos colaboradores. A implantação da gestão de benefícios, quando bem realizada, potencializa o desempenho e a motivação dos profissionais. Além desses fatores, a dedicação no ambiente de trabalho aumenta e o funcionário busca também pelo crescimento individual.

Os custos para a empresa seguem iguais
Quando a empresa opta por implantar os benefícios flexíveis, ela mantém seus custos fixos. Os custos diminuem com o passar dos anos, exceto quando se decide aumentar o valor investido em benefícios. Se bem administrados e geridos, os benefícios flexíveis só trazem ganhos a uma companhia. Os profissionais do mercado passam a ter uma percepção mais positiva da empresa e o índice de turnover diminui, o que gera economia e garante que talentos sejam retidos dentro de uma organização.

Pontuação derivadas de benefícios flexíveis elevam satisfação
Algumas empresas já adotaram programas de pontuação dentro dos benefícios flexíveis. Assim, cada benefício tem um valor em pontos e, quando essa pontuação é acumulada, o colaborador tem a opção de trocá-la por outros benefícios. Com isso, a satisfação do profissional é elevada, pois é possível construir uma sintonia com as equipes e disseminar a cultura organizacional de forma mais efetiva, na qual todos possam suprir suas necessidades.

O valor interno da empresa e a motivação dos funcionários só cresce
Uma empresa não é reconhecida apenas por seus resultados financeiros de mercado. Grande parte do seu valor se dá pela relação que possui com seus profissionais. Os benefícios são uma forma de mostrar a valorização dos funcionários, que, quando satisfeitos com seu trabalho, tornam-se parceiros do negócio. Assim, fazem muito além do que suas obrigações, preocupando-se com o desenvolvimento da empresa.

A qualidade dos benefícios é um fator muito avaliado pelos candidatos
O momento atual é de transformação. Então, se você deseja posicionar sua empresa como pioneira e inovadora, a adoção dos benefícios flexíveis é considerada indispensável. A qualidade dos benefícios que a empresa oferece aos funcionários é um fator muito avaliado pelos candidatos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho.

Fonte: Melhor Gestão de Pessoas

Veja também

Reconhecimento é a melhor forma de estimular alguém25/06 Para o filósofo Mário Sérgio Cortella, a ausência de reconhecimento é a grande causa da atual desmotivação nas empresas. O salário não é a principal fonte de insatisfação dos brasileiros dentro das empresas. Mais do que uma remuneração condizente com o que seria justo pelo seu trabalho, as pessoas querem ser......
5 ERROS MAIS COMUNS AO MONTAR UM CURRÍCULO28/05/18 5 erros mais comuns ao montar um currículo Você pode ter uma infinidade de competências e qualificações e ser o melhor candidato para determinada vaga, mas para que o mercado de trabalho tenha noção disso......
Como alinhar os sonhos do colaborador ao crescimento da empresa?15/08/19 Janete Vaz cofundadora e presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin e eleita por dois anos consecutivos uma das Mulheres mais Poderosas do Brasil pela Forbes, fala da importância de transformar em ação os seus......

Voltar para COMPARTILHANDO