Postado em 13 de Agosto às 11h03

TREINAMENTO - Capacitação e Desenvolvimento

Artigos (45)
P&P Consultoria - Desenvolvimento Humano e Organizacional O treinamento é considerado um processo de aprendizado que auxilia o profissional a atingir a eficiência exigida no seu trabalho, mediante o desenvolvimento de hábitos...

O treinamento é considerado um processo de aprendizado que auxilia o profissional a atingir a eficiência exigida no seu trabalho, mediante o desenvolvimento de hábitos apropriados de pensamentos, ações, atitudes, comportamentos e conhecimentos. Não há possibilidade de desenvolvermos nossos conhecimentos e potencial e, consequentemente, elevarmos o nosso nível social, sem aumentarmos as nossas habilidades, sejam elas intelectuais ou técnicas. Logo, aumentar a capacitação e as habilidades das pessoas é função primordial do treinamento.
As organizações têm feito altos investimentos em treinamento, descobrindo os valores estratégicos do conhecimento e da diligência na contínua qualificação de seus colaboradores, representando um esforço despendido para propiciar oportunidades de aprendizagem e crescimento. Identificando e superando lacunas no desempenho dos colaboradores, preparando-os para o desenvolvimento das funções e adaptando-os a cultura da organização e introdução de novas tecnologias e métodos de trabalho.


“Treinar é “o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem.” (CHIAVENATO, 1994, p. 126)


O treinamento educa, ensina a mudar o comportamento, fazendo com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, ensinando-as a pensar, a criar e aprender, conscientizando-as da importância de autodesenvolver-se e de buscar o aperfeiçoamento, o seu próprio meio de reciclagem e do aprendizado contínuo. Sendo, portanto, um poderoso instrumento para impulsionar negócios e resultados, um diferencial competitivo para as organizações frente ao mercado.

Entretanto, o treinamento deve ser visto como um processo e não como um evento, por isso a sensibilização dos profissionais e organizações, da necessidade de retorno do treinamento para a empresa, traduzindo em melhores resultados, deve ser uma premissa básica no processo de treinamento.


Mas qual é, afinal, a saída para as empresas que ainda não despertaram para a importância do treinamento? Um grande começo para as empresas que ainda não despertaram para a importância do treinamento é ter uma área ou a função descentralizada de recursos humanos realmente implementada. Depois é reconhecer a importância e o potencial de seu principal patrimônio: as pessoas. A partir daí, desenvolver um processo de treinamento bem definido abrangendo os seguintes pontos: ter fontes de informações que apresentem a real necessidade de investimento em treinamento, como avaliação de desempenho baseada em resultados e competências; ter um diagnóstico permanente de necessidades; e tornar a gestão do treinamento continuamente integrada às estratégias da organização e as demais ações da gestão total de recursos humanos.


Fonte: Patrícia de Souza - Gestora da P&P Desenvolvimento Humano e Organizacional

Veja também

Falar desta crise é falar de pessoas17/06 São mais perguntas do que respostas. Mas é a partir desses questionamentos, e das ações que tomamos hoje, que podemos construir um futuro melhor – dentro e fora das empresas! Ian Davis é um ex-sócio gerente da consultoria McKinsey. Em um artigo, escreveu que a sobrevivência a curto prazo é o único item na agenda de muitas empresas e que algumas......
RH 4.003/06/19 Que o mundo está mudando não é novidade para ninguém. Você já deve ter recebido vídeos e matérias de como será o futuro e como os novos aplicativos, ferramentas, softwares, robôs e novas......

Voltar para COMPARTILHANDO